domingo, 16 de junho de 2013

TUDO SOBRE A CASPA

Olá pessoal, aqui vai algumas informaçoes sobre a caspa (que nome feio), que aterroriza principalmente as mulheres.

Antes de tudo saiba que todo mundo tem renovação celular, a cada duas semanas, as células cutâneas se renovam naturalmente e são eliminadas sob a forma de escamas pequenas e invisíveis.  No entanto, devido a alguns fatores, o processo de renovação celular pode se acelerar. Quando esse fenômeno acontece no couro cabeludo e agrupamentos de células mortas se acumulam sobre ele, ocorre a caspa, que algumas vezes é associada com coceira e irritação. 





A causa da caspa é um fungo chamado Pityrosporum ovale, o qual se manifesta quando há excesso de óleo acumulado no couro cabeludo, causado por fatores como hereditariedade, desbalanço hormonal, hábitos alimentares e principalmente pelo estresse físico e emocional, pois neste estado há uma hiper-estimulação das glândulas sebáceas. Este excesso de óleo no couro dificulta a sua respiração promovendo assim um ambiente propício para a proliferação do fungo, o qual passa a se alimentar do couro cabeludo. Este quadro provoca a inflamação das raízes do cabelo, gerando uma irritação generalizada e assim provocando coceira e descamação.

A caspa não é contagiosa, e mesmo que sua etiologia ainda não tenha sido elucidada, sabe-se que pode ser agravada com o frio, transpiração, baixa frequência de lavagens dos cabelos e estado de tensão nervosa que propiciam a proliferação de microrganismos, como bactérias e fungos no couro cabeludo.

 Substâncias como o sulfato de selênio, zinco piridine, corticóides, ketoconazol, e o octopirox, quando utilizados sob a forma de xampus, condicionadores ou tônicos capilares, têm apresentado bons resultados no controle da caspa.
Quando o tratamento médico adequado é realizado corretamente pode controlar, ou até mesmo, acabar com a caspa. Todavia, isso não significa que será para o resto da vida, pois em certas situações, ela pode voltar.

Possíveis causas ou fatores agravantes da caspa
Proliferação do Pityrosporum ovale, fungo que vive naturalmente no couro cabeludo, que passa a ser produzido em grande quantidade, provocando irritação e descamação;
Excesso de produção das glândulas sebáceas, couro cabeludo oleoso, fazendo com que as descamações fiquem aderidas à pele;
Distúrbios hormonais ou glandulares;
utilização de produtos inadequados;
Processos alérgicos;
Gravidez;
Instabilidade emocional (ansiedade, estresse, depressão, entre outros);
Na ceborreia: ingestão em excesso de gorduras;
Na caspa seca: falta de óleos e gorduras de boa qualidade na alimentação, deixando o couro cabeludo ressecado.
Soluções para a caspa seca
Usar um xampu anticaspa adequado à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio, três vezes por semana;
Manter uma alimentação mais saudável, com acréscimo de gorduras e óleos de boa qualidade e frutas oleosas;
Massagear com creme hidratante apropriado no couro cabeludo antes ou depois da lavagem;
Enxaguar muito bem o cabelo após as lavagens.




Caspa é sinal de sujeira?
Mentira.  A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréia, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

Seborréia e caspa não tem cura?
Mentira.  Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.




QUER SABER MAIS, TIRAR SUAS DÚVIDAS ENTÃO ME MANDE UM EMAIL patriciamiranda2012@hotmail.com OU COMENTE AQUI, BEIJOS ATE O PROXIMO POST.




Nenhum comentário:

Postar um comentário